Pages

terça-feira, 31 de maio de 2011

Proteja seu Pet no Inverno

Postado por Carla às 17:55




O inverno está chegando, e com as baixas temperaturas temos que redobrar os cuidados com nossa saúde e assim como nós, nossos amiguinhos de quatro patas também  precisam de cuidados especiais nessa época.


Eu não posso negar que eles ficam umas graças usando roupinhas, mas é preciso ter bom senso.


 
Algumas pessoas enfeitam tanto seus animais, ou escolhem acessórios inadequados, que além de deixá-los desconfortáveis, colocam em rísco sua saúde em alguns casos suas vidas. Exagero? Um cachecol por exemplo, embora fique uma gracinha, é incômodo para o animal, ao tentar se desvecilhar ele pode causar o próprio enforcamento.
Alguns cães já têm pelagem suficiente para protegê-los, algumas raças como o Husky Siberiano, o Malamute do Alasca e o São Bernardo possuem pêlo suficiente para não sentirem muito frio.

Essa coisa linda é o Malamute do Alasca, na primeira vista você pode confundí-lo com um Husky Siberiano. O malamute é maior que o Husky, seus olhos são mais puxados e sua cauda em arco sobre o dorso, diferente do Husky Siberiano, que possui cauda em pincel, suas patas são arredondadas enquanto as do Husky são ovais.



Husky Siberiano



São Bernardo

Cães com  pelagem curta como podem sofrer com a baixa temperatura.
Algumas raças de pêlo curto com o Rottweiler resistem bem ao frio, de qualquer forma, na dúvida, não custa protegê-lo também.

Não faça seu amigo usar roupas muito quentes, o objetivo é protegê-lo do frio e o matá-lo de calor. Observe também se a roupa não está atrapalhando os movimentos do animal. Se você perceber que ele NÃO está afim de usar aquele casaquinho lindo com capuz que você comprou com tanto carinho, não insista, alguns pets não têm disposição para o uso de   roupas e você tem que respeitar isso.


Dicas:

- . Evite tecidos sintéticos
- Tecido de algodão ou malha macia são os ideais.
- Não coloque sapatos nos cãezinhos, isso fará ele perder o tato, além de ser desconfortável
- O ideal é que fiquem dentro de casa ou no quintal protegidos da chuva, friagem e ventos.
- Cuidado com seu cão “fujão”, o olfato no inverno sofre uma diminuição na sensibilidade e ele pode se perder por não sentir o cheiro do caminho de casa.
- Se for dar banho em casa no seu pet, cuidado com a temperatura da água para não causar queimaduras na pele no animal, a água deve estar numa temperetura agradável para você.
- Os filhotes com idade de até dois meses, não possuem capacidade eficiente de manter a temperatura corporal, por isso, exigem mais cuidados. O mesmo para os idosos.

Existem algumas doenças que ocorrem principalmente no inverno, como por exemplo, a Cinomose e a Gripe dos Canis (Traqueobronquite Infecciosa Canina), existem vacinas para prevenir essas doenças. Por esse motivo, antes do início da estação, deve-se consultar um  veterinário para saber se as vacinas do seu animal estão em dia.
É importante ficar atento com os animais idosos, pois eles podem ter artrite, artrose (inflamação ou desgaste das articulações) ou hérnias de disco e no inverno essas doenças agravam.

E dê muito carinho para o seu bichinho, no inverno eles ficam mais preguiçosos, menos dispostos e mais carentes.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Clube do Rímel Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template | templates gratis Vector by Artshare